Sonda Agrícola

Neofield

Sustentabilidade Produto Otimização Linguagem

Projeto de inovação de sonda agrícola permite agricultura mais rentável e sustentável

chelles-e-hayashi-design-portfolio-neofield-sonda-agricola-sustentabilidade-produto-otimizacao-linguagem-campo

A atividade agrícola de larga escala tem como desafio a maximização de produção através do melhor rendimento e redução de perdas por hectare.

O uso de sondas formando uma rede inter conectada dentro da fazenda permite a coleta de dados tais como pluviosidade, umidade do solo e do ar, índica de CO2 e Nitrogênio do solo. Com o acompanhamento destes dados é possível medir taxa de crescimento das plantas e raízes e sua saúde, tornando possível a aplicação cirúrgica de defensivos e fertilizantes, bem como a quantificação exata da necessidade de irrigação.

A sonda da Startup Neofield viabiliza uma agricultura de precisão rentável e sustentável, possibilitando também a coleta e processamento com inteligência artificial, de modo a criar um portfolio de serviços de consultoriaagregados ao produto.

Variáveis sensoriais pela sonda, permitindo o acompanhamento da evolução da plantação.


O processo de desenvolvimento compreendeu o entendimento da experiência de instalação e uso, o desenvolvimento de conceitos, e a viabilização técnica de um sistema eletromecânico que precisa resistir a sol, chuva forte, ventos e enchentes, sem parar de funcionar durante a fase compreendida em semeadura e colheita.