Tocha Olímpica

Rio 2016

Sustentabilidade Produto Linguagem Identidade Gráfico Experiência Estrutural

Desenhando muito mais que um objeto: um símbolo da união e superação da humanidade

O projeto da Tocha Olímpica Rio2016 não se resumiu apenas no desenho de um objeto - foi emoção, entrega, comprometimento, realização, e construção de um símbolo que impactou mais de 4 bilhões de pessoas.

Ele trouxe para a equipe do projeto a carga de responsabilidade de desenhar algo único nas nossas vidas, e as emoções de conduzir a tocha para quem teve esse privilégio.

MG - MURIAE - 16/05/2016 - REVEZAMENTO DA TOCHA RIO 2016 - Revezamento da Tocha Olimpica para os Jogos Rio 2016. Foto: Rio2016/Andre Mourao

O desenvolvimento da Tocha Rio2016 mistura harmônicamente 3 disciplinas: identidade de marca, design de forma e engenharia de produto.

Num processo de trabalho colaborativo, o time mergulhou na história do evento, do revezamento da chama, e da simbologia relacionada com os pilares da marca Rio2016.

A TOCHA OLÍMPICA - CONCEITO 

Um símbolo que carrega o valor do evento, do seu poder de envolver e emocionar diferentes gerações e culturas, de transmitir energia positiva, pro-ativar pessoas para um momento único e ideal de espírito esportivo. Muito além de carregar o fogo olímpico, o conceito provoca os sentidos em diversas direções: retrata um país e uma cidade, representa nossa alegria e nosso povo, oferece possibilidades de interatividade e reposição de carbono, traz inúmeros significados juntos, num mesmo objeto ícone. 

Mensagem principal: TRANSCENDER, ultrapassar limites, ir além, amplificada pelo sistema de abertura da Tocha.

Mensagens secundárias: UNIÃO e REVELAÇÃO

  • UNIÃO, dos povos pelo ideal do esporte, UNIÃO dos povos pela amizade e respeito, UNIÃO das culturas pelo aprendizado.
  • REVELAÇÃO do talento esportivo, da superação e transposição dos limites. Revelação de um Brasil rico de cultura e alegria, que tem no Rio de Janeiro a expressão da sua natureza de beleza deslumbrante, da energia do nosso povo, do calor que é solar e, ao mesmo tempo, humano. 
Vídeo de lançamento da Tocha Olímpica Rio 2016

TOCHA OLÍMPICA - PROJETO TÉCNICO

Projeto Tocha Rio 2016 Olimpíadas

Curiosidades sobre as Tochas Rio2016

  • Foram projetadas e fabricadas 10 Tochas com uma câmera dentro, para registrar momentos emblemáticos do revezamento. A idéia inicial era que cada tocha tivesse uma câmera interna, para que cada condutor tivesse uma memória, mas o alto custo e dificuldade operacional dessa idéia impediu sua concretização.
Projeto do sistema da câmera, execução em nossa oficina e imagem da tocha do Bob Burnquist
  • As Tochas foram fabricadas na Catalunha, na Espanha, através de uma rede de dezenas de fornecedores locais. Depois de testadas e embaladas, foram transportadas de navio até o Rio, pois não é permitido o transporte de gás explosivo dentro de aeronaves.
  • Foram fabricadas 15.000 Tochas, sendo 9.000 para o revezamento Olímpico, 800 para o Paralímpico. As restantes foram usadas como backup, leiloadas ou destinadas a museus e autoridades. O número de Tochas depende da extensão do revezamento, pois cada condutor tem um trecho de aproximadamente 200 metros. O revezamento é da Chama, não da Tocha, cada condutor mantém a Tocha que usou para si.
  • A equipe do revezamento carrega 2 chamas de backup em lanternas de mineração, para o caso da chama da Tocha apagar. Num evento como esse, o revezamento faz uma rápida pausar para que a chama seja reacesa.
Rio 2016
  • Foi considerado o uso de etanol em gel como bio-combustível, mas foi descartado por não garantir que a chama ficaria acesa mesmo debaixo de chuva ou ficasse bem visível à luz do dia. A chama, assim como em Tochas antecessoras, é obtida pela queima de uma mistura de propano e butano, gases comumente usados para fogões domésticos.
Teste de chama usando etanol e aditivos
  • Durante o revezamento, protestos políticos tentaram apagar a Tocha com jorros de água e até extintores de incêndio, sem sucesso.  A chama é testada em túnel de vento e com um volume de chuvas torrencial, para garantir a integridade do revezamento.
MG - NAQUE - 12/05/2016 - REVEZAMENTO DA TOCHA OLIMPICA RIO 2016 - Revezamento da Tocha Olímpica para os Jogos Rio 2016.. Foto: Rio2016/Andre Luiz Mello
Time de desenvolvimento da Tocha - da esquerda para a direita, de cima para baixo - Viviane, Mateus, Adolfo, Leonardo, Raquel, Katia, Romy, Gustavo - Chelles & Hayashi